Certificações Energéticas

Ambicert certificações energéticas

Certificação Energética

A Certificação Energética é um processo que avalia a eficiência energética de um imóvel numa escala de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente).

O Certificado Energético é um documento que contém informação sobre as características de consumo energético relativas a climatização e águas quentes sanitárias. Indica medidas de melhoria para reduzir o consumo, como a instalação de vidros duplos ou o reforço do isolamento, entre outras. O documento é válido por 10 anos para edifícios de habitação e pequenos edifícios de comércio e serviços. Depois dessa data, é necessário proceder a uma nova certificação. No caso de grandes edifícios de comércio e serviços, o prazo é de:

– 6 anos, para certificados SCE emitidos até 30 de abril de 2015;
– 8 anos, para certificados SCE emitidos após 30 de abril de 2015.

A classe energética é determinada avaliando diversos factores, tais como a localização do imóvel, o ano de construção, se se trata de um prédio ou de uma moradia, o piso e a área, assim como a constituição das suas envolventes (paredes, coberturas, pavimentos e envidraçados). Os equipamentos associados à climatização (ventilação, aquecimento e arrefecimento) e à produção de águas quentes sanitárias também influenciam.

Antes de iniciar um pedido de certificação energética, reúna cópias da planta do imóvel, caderneta predial urbana (que pode imprimir a partir do Portal das Finanças), certidão de registo na conservatória e ficha técnica da habitação (ou outros documentos com especificações técnicas dos materiais utilizados).

Contacte-nos e agende já o seu pedido!